Login / Registre-se
Usuário:

Senha:




Relembrar senha

[ ]
[ ]
[ ]
Janela de chat
Você precisa entrar seu nome e senha para postar comentários neste site - favor fazê-lo. Se você ainda não é registrado, clique aqui para assinar


Barbara Tostes
Terça, 24/Março/2015 - 11:53:37
Quem está testando a versão 2.0, eis aqui as primeiras traduções:

Barbara Tostes
Sábado, 14/Fevereiro/2015 - 14:24:53
Traduzindo a versão 2.0 Beta 1, tem muita coisa para adicionar! Está muito boa essa versão bootstrap! Vale a pena trocar o BD para UTF-8 desde já!

eliascno
Quinta, 18/Setembro/2014 - 13:33:30
Boa Tarde! Pessoal preciso de integrar do e107 2.0 com o ''513---cpg_bridge_v1.02'' alguêm pode dar instruções de como fazer isso?

Edu_Jack
Terça, 28/Janeiro/2014 - 19:55:48
Fala moçada. e107Brasil marcando presença no Campus Party 2014, vejam mais pelo

Barbara Tostes
Quarta, 11/Dezembro/2013 - 19:32:58
Versão 2.0 alpha disponível para download e testes: confiram lá!

Barbara Tostes
Quinta, 14/Novembro/2013 - 09:33:58
oi, pessoal! tentem postar no fórum tb... mas vamos lá... elisascno: tentou o site oficial de plugins? Lembro de ter visto algo, mas temos que procurar/adaptar algum (comece no e107.org e vá para o site de plugins)... wagsilv: vá em Languages e escolha, na área de admin! Mas antes envie os arquivos de idioma, que estão para download tb no site do e107.org

wagsilv
Quarta, 13/Novembro/2013 - 15:29:54
Ola amigos instalei o programa e107 na minha pagina de hospedagem, gostaria de saber como faço para colocar no idioma portugues?

eliascno
Segunda, 07/Outubro/2013 - 16:04:48
Ola a todos...

Preciso de um plugin de chamados para um site de assistência técnica, do tipo que abre chamado de ordens de serviços na área de TI. Alguém já viu algo parecido para e107?

Barbara Tostes
Quinta, 30/Maio/2013 - 13:24:14
vem aí o e107 2.0, com muitas facilidades!

Barbara Tostes
Sexta, 29/Março/2013 - 13:05:40
Chega de spam! Comentários agora com moderação facilitada! Use a última versão do e107 v1.0.3 na área de downloads!


Online
Visitantes:3, Membros:0 ...

mais tempo online: 135
(Membros:0, Visitantes:135) em Segunda, 07/Junho/2010 - 04:44:55

Membros: 2829
Membro mais novo: pedronestor
PHPautH: Tutoriais


Passos para usar o e107

Quer uma receita de bolo?

Os direitos autorais no e107
em Domingo, 30 de Julho de 2006, às 00:00:00
por Gilmar lista de autores imprimir o item de conteúdo criar um arquivo pdf de item de conteúdo
em Tutoriais - Gilmar Miranda (grupogpm)
comentários: 2
 9.8 - 5 Votos -

Imagine a situação: sou renomado confeiteiro graças à minha receita especial de bolo de brigadeiro. Você, que adora esse tipo de bolo, tem vontade de conhecer a receita para tentar fazê-la em casa. Diante de seu pedido posso ou guardar a receita pra mim, deixando-a sob 7 chaves, ou compartilhá-la. Se eu compartilhar, também tenho outras escolhas a fazer, como deixar que você possa modificá-la a vontade, que proíbo tal conduta, se deixo ou não que você compartilhe a receita (e sua versão derivada) com seus amigos...

Pois bem, ao invés de uma receita de bolo, que tal um código de um software?? mais específico ainda é o código de um CMS como o e107. Esse compartilhamento quase ilimitado diz respeito a toda filosofia existente quanto ao movimento do Software Livre.

Mas se é o programa é livre, por que digo "quase ilimitado"? A principal razão desse artigo é, inicialmente, a idéia de um aviso: software livre não quer dizer software com liberdade total de uso! Dependendo da licença escolhida pelo programador, surgem algumas limitações para aqueles que aceitam as suas condições ao baixar e instalar tal software. Não é diferente com o e107.

Um problema que ocorre com muitos CMS's é a exclusão dos direitos autorais existentes naquele programa. Alguns webmasteres acabam retirando os dizeres que resguardam os direitos daquele confeiteiro que muitas vezes colabora com toda comunidade virtual de forma gratuita. Mas a cópia obtida por esse webmaster não é de sua propriedade? Ele não pode fazer o que quer com tais linhas de código?

Pois bem, ao se executar, abrir ou qualquer outra atitude em colocar o código livre em funcionamento, está se aceitando os termos da licença que regem os direitos e deveres do autor e do usuário/webmaster. No caso do e107, a licença é a famosíssima GPL (General Public License), mantida pela Free Software Foudation e ela garante ampla liberdade ao usuário/webmaster na utilização do código, mas traz ressalvas: o usuário DEVE respeitar os direitos autorais do criador do código e contamina toda e qualquer modificação ocorrida no código disponível.

Primeiramente, deve-se ter em mente que o autor disponibilizou a obra de forma livre, desde que você cumpra um encargo. Esse encargo nada mais é do que respeitar os direitos autorais do código. Ele é seu, mas feito por outrem e isso é vital para a manutenção dos programas como livres. Um autor ao saber que seu programa está sendo tido como de outro, pode deixar de disponibilizar novas versões, melhoradas, justamente porque os usuários não cumprem com sua cláusula de respeito aos direitos autorais.

Mas se você decidiu fazer uma modificação no código? Ele passa a ser seu? Você poderá distribuí-lo como seu? somente as alterações introduzidas serão suas, e não o restante do código. Para facilitar, ainda, a distinção entre o que é sua criação e criação do autor original, recomenda-se a indicação por meio de comentário o início e o fim de seu codigo personalizado. Esse trecho o autor será você, e por isso o comentário sobre os direitos autorais sobre ele é vital para que outros usuários respeitem tal código como seu.

Voltando, mencionei o fato da "contaminação" existente em modificações imposta pela GPL, mas o que seria? A sua alteração continua sua, isto é, você continuará sendo o autor. O que sofre com o efeito viral será a licença que regerá a sua modificação. QUero dizer que aquela modificação sua, se você disponibilizar, será regida pela GPL. Isso você não terá escolha, pois a licença do principal impõe isso aos acessórios acrescidos ao código.

A importância de se respeitar as condições postas pelo autor é de vital importância na manutenção de todo projeto baseado na filosofia de código livre. Ao se suprimir tais informações, ou alterá-las sem o consentimento do autor constitui-se em violação aos direitos autorais, passível inclusive de ação judicial (e isso pode acarretar em prejuízo financeiro!). Não custa nada ao usuário/webmaster manter o código, sem contar que será bem visto por toda comunidade, pois se tratará de um usuário leal às condições seguidas por esta. É a manutenção da liberdade que você teve e não a viola.

Comentários

PHPautH - Segunda, 31/Julho/2006 - 02:52:28
mto show de bola, axo q é uma otima pra quem ta iniciando agora esse negocio de CMS e por vez ker ter uma ideia de tirar os creditos do devido autor do sistema!! estavamos precisando disso mesmo!!
Responder | |

Gilmar - Sábado, 12/Agosto/2006 - 14:59:02
A idéia principal é enfocar a importancia de se respeitar os direitos autorais dentro do próprio e107 (e demais softwares livres).
Aqui no brasil, até que é mais fácil entender que o que é livre não necessariamente é grátis e ilimitado, como acontece no inglês.
É isso aí! agora é só respeitar os direitos que aparecem lá no rodapé; o resto é do usuário!
abs!
Responder | |


Clique aqui para registrar-se
Pesquisas


Você acha justo pagar para desenvolver temas?



Não, quero tudo de graça!

Depende, tem sites que valem a pena investir

Sim, mas o cliente que paga!

Com certeza, se não for caro!

Sim, mas não sempre.



Postado por Barbara Tostes
votos: 67
Pesquisas anteriores

Alimentadores RSS
Nossas notícias podem ser distribuídas usando os alimentadores RSS.
rss1.0
rss2.0
rdf
Divulgue a Comunidade e107Brasil.NET
Todas as marcas registradas são de seus respectivos proprietários, todo o conteúdo restante é marca registrada de e107 powered website©.
e107 é de propriedade© do e107.org (2001-2007) e é lançado sobre a licença GNU/GPL.
Theme created by Free-Source.net